Estudantes de várias faculdades que compõem a Universidade Agostinho Neto, na capital do país, demonstraram, na manhã de hoje, 25, o seu descontentamento pelo facto de não verem resposta no caderno reivindicativo do sindicato dos Professores do Ensino Superior a nível do país.
Em uma entrevista concedida ao Correio da Kianda, os estudantes lamentaram a greve, por ser logo na abertura do ano acadêmico. Para eles, essa greve representa, a princípio, a incapacidade do Executivo em realizar o que promete.
“É inadmissível que uma ministra queira sentar com o sindicato para negociar se vai ou não dar condições de trabalho aos professores (estamos a falar de marcadores, computadores, projectores, giz, apagadores)”, disseram os estudantes.
Para os discentes, essa greve é o clímax da precariedade do ensino superior público em Angola, onde professores que deviam desenvolver o conhecimento e dar soluções a problemas sociais, não tem sequer o que comer e beber no local de trabalho.
De acordo com os mesmos, afirmam ser impossível desenvolver o país com professores do ensino superior trabalhando em péssimas condições e com salários precários. “É importante que o estado atenda todas as reivindicações sem negociatas”, acrescentaram os estudantes.
Os estudantes defendem que os professores além de comer bem, deve possuir bons livros, bons meios de se comunicar com o mundo, estar sintonizados na realidade social, cultural, económico e político. Assim os docentes poderão apresentar uma prática de ensino para seus alunos que seja capaz de contribuir para o desenvolvimento histórico da humanidade, país e o mundo.
Para a entidade empregadora, os estudantes apelam, de todo modo o bom senso e seriedade pelas partes envolvidas, pois o prolongamento desta greve compromete seriamente o aprendizado, que já é precário.
Fonte: Correio Kianda
Ver mais em: https://correiokianda.info/greve-no-ensino-superiror-estudantes-em-luanda-solidarizam-se-com-professores/
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (BAIXAR App Ango Emprego)
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
–50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO