Zona Económica Especial na lista das 50 zonas económicas mais promissoras do mundo

A Zona Económica Especial ( ZEE) Luanda-Bengo foi eleita, pela Aliança Global de Zonas Económicas Especiais (GASEZ), como uma das 50 zonas mais promissoras do mundo.

Segundo uma nota de imprensa, a que a ANGOP teve  acesso, a  aliança, que se dedica  a promover uma nova geração de Zonas Económicas Especiais (ZEE), lançou a sua iniciativa SDG Model Zone a 18 de Outubro de 2023, durante o Fórum Mundial de Investimento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio (UNCTAD), em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos.

Neste encontro, os membros fundadores da GASEZ identificaram 50 ZEE de todo o mundo que foram  eleitas para zonas modelo dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os critérios utilizados para a selecção das ZEE, nomeadas para Zonas Modelo ODS, foram derivados do Relatório Mundial de Investimento 2019, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio (UNCTAD).

Estes requisitos, aponta-se na nota, baseiam-se no compromisso com o desenvolvimento sustentável, promoção do investimento nos ODS, níveis de normas e cumprimento social, ambiental, de governação, ligações e repercussões.

As iniciativas da GASEZ SDG Model Zone procuram atingir três objectivos principais como aumento da consciencialização sobre as contribuições das ZEE para o desenvolvimento sustentável, reconhecer os esforços das zonas e partilhar elementos de boas práticas que possam servir de inspiração para  outras.

Lembrar que a Cimeira para os Objectivos de Desenvolvimentos Sustentaveis das Nações Unidas, em Setembro de 2023, encorajou a medidas imediatas para intensificar os esforços para alcançar a agenda 2030.

Aliança Global de Zonas Económicas Especiais (GASEZ) foi lançada em Montego Bay, Jamaica, em 2022, pela Organização das Zonas Económicas de África (AEZO), a Associação das Zonas de Comércio Livre das Américas (AZFA),  a Parceria Verde para Parques Industriais da China (GPIPC) e a Associação Internacional de Parques Científicos.

Igualmente Áreas de Inovação (IASP), a Associação Nacional das Zonas de Comércio Externo (NAFTZ), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a Federação Mundial das Zonas Económicas Livres e Especiais (FEMOZA) e por último a Organização Mundial das Zonas Livres (World FZO).

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/economia/angola-na-lista-das-50-zonas-economicas-mais-promissoras-do-mundo/

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO