0 Comentários

Sinprof defende Salário Mínimo de 975 mil kwanzas

Sinprof defende Salário Mínimo de 975 mil Kwanzas

Edivaldo Cristóvão
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), Guilherme Silva, defendeu, ontem, em Luanda, que o salário mínimo da classe deve ser equivalente, em kwanzas, a 1.500 dólares (975 mil kwanzas, ao câmbio médio de ontem do Banco Nacional de Angola).

Guilherme Silva falava ao Jornal de Angola, em representação dos 90 mil professores inscritos no SINPROF em todo o país, por ocasião do Dia Internacional do Trabalhador, que hoje se assinala.

O sindicalista pede o reajuste dos salários, face à perda do poder de compra e tendo em conta a taxa de inflação que o país vive, nos últimos anos.

Informou que, actualmente, um professor primário, Auxiliar do 6° Grau (técnico básico), aufere um salário de 49.040,50 kwanzas, enquanto um professor primário e secundário, com a categoria de técnico médio (13° Grau), ganha 103.303,20 kwanzas.

Segundo explicou, “se considerarmos que a cesta básica custa acima de 250 mil kwanzas, concluímos a razão da desmotivação no seio do corpo docente”.

Guilherme Silva realçou que a parcela do Orçamento Geral do Estrado (OGE), alocada para a Educação, está aquém do compromisso assumido por Angola nas instituições internacionais. Referiu que o SINPROF tem reclamado junto do Executivo, no sentido de se garantir à Educação uma parcela igual ou superior a 20 por cento, para apostar-se num
ensino de qualidade.

“Não é com um dígito do OGE que sairemos da péssima qualidade de ensino, pois, se não se investir seriamente na Educação, teremos o sonho de desenvolvimento adiado”, alertou.

O sindicalista é de opinião que um investimento sério na Educação se reflecte na qualidade de vida dos cidadãos. “O grande problema em Angola é a inflação galopante, que corrói os salários, porque tudo gira à volta da moeda estrangeira”, acrescentou.

Guilherme Silva defende promoções para todos os professores, tendo em conta o tempo de serviço de cada um, devido ao facto do Ministério da Educação ter considerado, na transição para o actual Estatuto (nº 160/18), apenas as habilitações literárias dos docentes.

Alertou ainda que a Merenda Escolar, cujas verbas não são administradas pelo Ministério da Educação, não tem sido monitorizada nas escolas beneficiárias, assim como o subsídio de direcção e chefia das instituições públicas de ensino, já aprovado e publicado em Diário da República, ainda aguarda pela implementação. Também, o sindicalista realçou que o subsídio de isolamento e periferia, que beneficiaria os professores das zonas mais recônditas, aguarda, por aprovação, há anos.

O responsável sindical anunciou que os professores primários auxiliares das zonas mais recônditas, que devem aumentar o seu nível académico, de acordo com o Estatuto dos Agentes da Educação, não têm possibilidade de fazêlo, por falta de condições.

O presidente do SINPROF lembrou, também, que a mono docência, que se verifica nas 5ª e 6ª classes, já extinta através da Lei nº 32/20, ainda aguarda pela sua regulamentação.

Hoje, o Sindicato dos Professores tem cerca de 90 mil associados, nas 18 províncias do país, e mantém a aposta de continuar a reivindicar pela melhoria das condições de
trabalho dos professores do ensino público.

O seu âmbito não abrange professores do ensino particular

Fonte: Jornal de Angola

-12 EMPRESAS QUE OFERECEM ESTÁGIOS EM ANGOLA
65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS

-50 PAÍSES QUE ANGOLANOS NÃO PRECISAM DE VISTO PARA VISITAR EM 2021
38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
-CANDIDATE-SE AGORA NA AFRICELL ANGOLA

Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego

OBS:

  • Se o contacto de Email ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do Ango Emprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
  • As vagas divulgadas aqui são gratuitas se alguém cobrar para dar Emprego, por favor denuncie.